A palavra motivação sempre nos remete a expressões como: felicidade, alegria, entusiasmo, paixão, gostar do que faz, entre outras. Acredito que não seja novidade para ninguém que pessoas motivadas são mais felizes, mais produtivas, estabelecem relacionamentos mais saudáveis e duradouros e tornam-se pessoas mais bem sucedidas. Mas como encontrar entusiasmo diante das dificuldades da vida moderna? Na verdade não há receita, alguns comportamentos irão deferenciar as “pessoas não-motivadas”.
Vou sugerir abaixo três atitudes que irão ajudar você a manter-se entusiasmado:
1) Ter a consciência de que a Motivação está dentro de você: muitas vezes acreditamos que “se a empresa me der um aumento...”, “o dia que eu comprar aquele carro...” eu me sentirei motivado. ERRADO! Motivação é uma força, uma energia que está dentro de cada um de nós, o que recebemos do meio externo são estímulos e incentivos, mas temos que aprender a encontrar esta força constantemente e não somente quando estamos “pra baixo”.
2) Ter metas e Objetivos: Ninguém consegue se manter motivado se não possui metas, se não sabe aonde quer chegar. É preciso estabelecer objetivos desafiadores e traçar os caminhos para alcançá-lo. E cuidado para não se “boicotar”! Como algumas pessoas que estabelecem metas extremamente difíceis e acabam por desistir sem nem tentar alcança-las. Por isso, se você tem um grande objetivo, divida-o em diversas partes e complete-os um a um. Outro “auto-boicote” clássico é ter uma meta e fica esperando a oportunidade para começar. Na maioria das vezes precisamos ir em busca e criar as oportunidades para que as coisas realmente aconteçam, as oportunidades não cairão do céu. E mais uma coisa: Tenha persistência, sem ela você irá parar e desistir diante da primeira dificuldade.
3) Faça coisas por você: Vejo pessoas dizendo: “Preciso voltar a estudar por que a empresa está exigindo!”, “Preciso fazer dieta por que o médico mandou!”, não faça nada pelos outros e sim estude pelo seu crescimento, faça dieta pela sua saúde,... Quando fazemos as coisas pelos outros, um dia iremos cobrar um reconhecimento que provavelmente não virá e tudo acabará em frustração. Não há exemplo mais típico do que esposas que fazem tudo para o marido (“mas eu vivi para ele!!!”) e quando se separam não sabem viver para si mesmas. VIVA POR VOCÊ, PELASUA FELICIDADE.
BUSQUE INCANSAVELMENTE SUA MOTIVAÇÃO!
|